março 11, 2014

O trapilho

Oi gente,

Estou meio sumidinha do blog por conta de outras atividades que estão me impedindo de me dedicar aos conteúdos escritos... agora, tudo se acalmando, volto com tudo, ok?

Hoje, vou escrever um pouco sobre o trapilho, também conhecido como fio de malha, aqui no Brasil.

Algumas pessoas me perguntaram no Facebook, onde comprar ou como conseguir tais fios, então, vamos lá!!

Para comprar o fio de malha reciclado e já pronto para usar, indico o Bazar Horizonte, pois sou cliente deles já a algum tempo... vejam: Bazar Horizonte.

Caso sejam, assim como eu, iniciantes no crochet com trapilhos e queiram preparar seu próprio material, vejam as minhas dicas para vocês...

O trapilho nada mais é do que as sobras que as malharias, confecções de uniformes, costureiras que fazem apenas peças em malhas (tanto de algodão, quanto sintético) descartam.

Para quem mora em São Paulo, um ótimo lugar para ir é a região do Brás, onde existem muitas confecções e lá são descartados um monte destas sobras de diversos tipos de tecidos.

Aqui na cidade onde moro, busco em uma costureira as sobras para fazer meus projetos. Anteriormente, buscava em uma confecção, mas era muito material para pouco tempo que tenho, pois a separação do que serve para emendar é bem demorada.

Geralmente, nas confecções, as sobras estarão assim...

Daí vai de ter a paciência em separar os maiores dos menores e por ai vai... trabalho de formiguinha mesmo, mas bem interessante e recompensador, uma vez que não temos gastos com a matéria-prima, e por outro lado, estamos ajudando a natureza, reciclando algo que iria para o lixo. Além do mais, você poderá emendar trapos em cores e estampas diferentes e montar um rolo de fio de malha exclusivo!!!!

O resultado depois da separação e emenda é este...


Este foi uma das peças que fiz com o trapilho reciclado... é um case para meu Hd Externo.





Se for cuidadosa, a peça sairá perfeita e as emendas serão quase imperceptíveis...

No começo apanhei um pouco até pegar o jeito de emendar sem ficar grosseirão, agora, os fios ficam lindos!


Me pediram um passo-a-passo de como fazer a emenda dos fios de malha...

Eis aqui um vídeo que explica como fazer o trapilho através de uma camiseta velha ou então de um bom retalho de malha. Clique neste link... Trapilho feito de camiseta velha

Neste outro vídeo, explica a emenda do fio... Tapete de trapilho, e já podem testar a técnica em um tapete, o que acham?

E, por último, caso não consigam fazer a emenda através do vídeo, cliquem neste link Braided rug tutorial, e vejam através de fotos como faz a emenda... aproveitem e façam um outro modelo de tapete também... o Tapete de trapilho trançado. Esta técnica é linda!!!

Beijos e até a próxima!
Priscilla



2 comentários:

  1. Olá Priscila,

    Tenho um blogue sobre reciclagem.
    Um dia descobri o cantinho da Helena "Eu Também Crocheto..." e fiquei apaixonada pelo trapilho.
    Na altura já andava a fazer um tapete de trapinhos (amarradinhos), usando uma técnica completamente inovadora (que eu tinha visto no blogue da Joana "Agulhas e Pinceis"). Acho que conhece as duas :)
    Este material tem tudo a ver com a filosofia do meu blogue e não demorei muito a por em prática alguns projetos.
    Já fiz uns trabalhinhos em trapilho. Alguns já estão publicados e outros em lista de espera, pois o tempo não é muito para blogar! Mas aos poucos a coisa vai-se compondo.

    Gostei muito do seu texto e do blogue!
    Parabéns!
    Beijinhos.
    Liliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliana,
      Adorei seu comentário, obrigada!
      Acho que todos os amantes das artes deveriam seguir a linha da reciclagem, assim, com menos resíduos o mundo seria mais limpo e todos viveríamos melhor!! Concordas? Bjos e vamos trocando trapinhos em nossas conversinhas ok? rsss

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Licença de Uso

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Todo o conteúdo presente neste Blog pode ser Copiado, Compartilhado e Usado para fins individuais e/ou pessoais, com a condição de que os devidos créditos sejam atribuídos a autora deste Blog: Priscilla Volpe com respectivo link da Lãs e Trapilhos - Artes e Cia. .



MyFreeCopyright.com Registered & Protected

maiores informações acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/deed.pt_br

Inspiração

Inspiração
Madrinha do meu blog! Foi graças a Helena que eu me apaixonei pelo trapilho! Obrigada, querida!

Apoie esta idéia também!!!

Agenda dos Blogs

Juntos somos Mais!!!! Agenda dos blogs

Home Ads

Sobre mim

Minha foto

Graduanda em Artes Visuais, Professora e Tecnóloga em Marketing.

ARTESÃ por amor às artes manuais.

Proprietária do blog Lãs & Trapilhos Artes & Cia.

Divulguem esta ideia!!! Reduzir, Reciclar e Reutilizar.  No Crochet também porque não?  Venha pra Lãs e Trapilhos!!
Lãs & Trapilhos - Artes e Cia. © 2014 - 2017. Tecnologia do Blogger.

Instagram

NOVELO DA AMIZADE

Estou no HOMETALK

Featured on Hometalk.com

Lãs e Trapilhos no YOUTUBE

Lãs e Trapilhos no YOUTUBE
INSCREVA-SE!!